Matar Inimigo Pulando na Cabeça

Introdução:
Bem galera, alguns devem ter visto o tutorial do Gui Marques, na BRMaker. Pois é, é um ótimo tutorial, mas achei um errinho crítico, e decidi fazer meu próprio tutorial. Não é nada muito complexo, além de concertar o erro, também é mais fácil. O "errinho" dele é que se por exemplo, usamos o tutorial dele para um Koopa voador. Então aí, se o personagem colidir com o Koopa voador no ar, mesmo que ele esteja de frente ao Koopa, ela vai matar o Koopa.

Material Necessário:
* 1 Detector de Colisão para o pé do personagem. Ele deve ser 2 pixels menor que o pé do personagem. Um pixel a menos para a direita, e um pixel a menos para a esquerda
* 1 Counter

Procedimento:
Não é nenhum bixo de sete cabeças. Aliás, usaremos apenas dois eventos para matar o inimigo. E usaremos um para fazer um saltinho depois de ele pular encima da cabeça. Créditos do Saltinho vão para o Gui Marques.

1-Crie o seguinte evento:
Always > (DETECTOR) Set Postion of Detector Pé (No pé do personagem) Relative (Personagem) + (DETECTOR) Make Invisible.

Explicando: Esse evento faz com que posicione-se o detector do pé embaixo do pé do personagem, e deixa o detector invisível. Vocês vão entender por que isso, no próximo passo.

2-Agora, criaremos o seguinte evento:
Colision between (DETECTOR) and (INIMIGO) > (INIMIGO) Destroy + Set Counter to 15

Explicando: Isso vai fazer quando o detector colidir com o inimigo, o inimigo morrer, e Counter ficar no valor 15. Depois, você entenderá por quê.

3-Coloque o evento:
Colision between (PERSONAGEM) and (INIMIGO) > Evento que você quer usar quando o personagem não estiver pulando na cabeça do bixo.

Explicando: Quando o personagem em si, colidir com o bixo, vai acontecer alguma coisa. Mas o que vai acontecer, não posso colocar aqui, porque isso, VOCÊ, vai escolher. Você escolhe, se ele vai perder uma vida, se ele perderá life, ou se o nível recomeçará, etc!

4-Coloque este evento:
Compare Counter to a Value (Counter is Greater 0) > Subtract 1 From Counter + (PERSONAGEM) Set Y Position: [Y("PERSONAGEM")-value("COUNTER")] (digite isso sem os colchetes)!

Explicando: Lembra do Counter que eu pedi pra você colocar pro valor ser 15, quando o colisor colidir com bixo? Então, agora, ele vai fazer efeito. Se o Counter estiver maior que 0, a posição Y do personagem vai ser subtraida do valor do Counter, e será subtraido 1 do Counter. Vai subtrair 1 do Counter, pro personagem não pular quando colidir com o chão. Não entendeu?? Então esquece. Você só precisa saber que é isso que vai fazer o saltinho, depois de pular na cabeça do bixo.

5-Agora teste seu jogo pra ver se funcionou!

Método sem bugs, 100% by me! Saltinho 100% by Gui Marques!

* Se usar dê créditos ao Gui Marques pela dica do saltinho

Abraços!

Nota: Se achar esse tutorial em algum outro site, me avise!