Flags
por Eskyz
Introdução:
Flags são alavancas; podem estar ligadas ou desligadas. Imagine uma lanterna. Quando você aperta o botão uma vez, ela liga. Quando aperta de novo, ela desliga. É, assim é uma flag. Ainda no exemplo da lanterna, se a flag estiver ligada vai emitir luz, e se estiver desligada não vai emitir luz. Bem simples né?
Matéria:
Flags são alavancas internas de um Active Object. Existem infinitas flags, cada uma representada por um número. Existe a Flag 0, a Flag 1, a Flag 2, e assim vai. Relacionado a flags, temos 2 condições e 3 ações.
Condições:
Alterable Values > Flags > Is a flag on? - Se uma certa flag estiver ligada, vai acontecer coisa tal...
Alterable Values > Flags > Is a flag off? - Se uma certa flag estiver desligada, vai acontecer coisa tal...
Ações:
Flags > Set On - Liga uma certa flag
Flags > Set Off - Desliga uma certa flag.
Flags > Toogle - Inverte o estado de uma certa Flag. Se ela estiver ligada, vai desligar, e se estiver desligada, vai ligar.
Hora do Exercício!
Agora vamos fazer algo com o que acabamos de aprender.
("Active"): internal flag 0 is off
(Active) Reappear
("Active"): internal flag 0 is off
(Active) Make Invisible
Upon Pressing "Enter"
(Active) Toogle internal flag 0
O que fizemos aqui foi o seguinte: No primeiro evento, se a flag 0 estiver desligada, ele vai fazer o Active reaparecer (se ele já estiver visível, não vai mudar nada). Já no segundo, se a flag 0 estiver ligada, ele vai fazer o Active ficar invisível. O terceiro serve para se o jogador pressionar enter, inverter o estado da flag 0. Ou seja, vai mudar o estado de visibilidade do Active. O problema, é que não existe no MMF2 a função "Alterar o estado de visibilidade". Por isso, temos que usar flags.
Finalizando:
E isso... são flags ^^
Por hoje é só!
Falow o/