Alterable Values e Global Values



Introdução
No MMF2, uma coisa que utilizamos bastante são Alterable Values (Valores Alteráveis, ou variáveis). Alterable Values são variáveis internas de um Active Object. São como Counters, mas não podemos delimitar os limites via Frame Editor, apenas por eventos. Ao contrário do que muitos pensam, existem infinitos Alterable Values, mas só os do 01 ao 26 são nomeados, e, esses, recebem uma determinada letra do alfabeto para indentificá-los (Alterable Value A, Alterable Value B etc). Você pode e deve mudar esses nomes, para não se confundir. As outras variáveis são indentificados por números, e não podem receber um nome especial. Quando o Frame recomeça, as variáveis retornam aos seus valores iniciais.

Em contrapartida, Global Values são variáveis globais, isto é, funcionam para todo o jogo. Diferentemente dos Alterable Values, não importa se um Frame muda ou reinicia, o valor só mudara se você programar para que ele mude. Pode ser utilizado para diversos fins, como gravar a Posição Atual de um jogador ou até mesmo criar um Sistema Monetário! Assim como os Alterable Values, existem infinitos, mas só 26 são nomeados, também com letras do alfabeto (Global Value A, Global Value B etc). E, assim como os Alterable Values, você pode e deve mudar esses nomes, a fim de não se confundir.

Lembra das aulas chatas de Matemática, que você dormia o tempo todo? Espero que não, porque agora é hora de você colocar em prática. Para mexer com variáveis é bom ter certo conhecimento em Polinômios. Então, vamos a matéria!

Alterable Values
Como já expliquei, Alterable Values são variáveis internas de um Active Object. Conhecendo-os e sabendo utilizá-los você poderá fazer grandes coisas! E vou ajudar vocês a conhecê-los. O resto, é com o cérebro de vocês ^^.

Condições:
Para ver as condições relacionadas aos Alterable Values, dê um duplo clique sobre o Active Object que os contém, e vá no menu Alterable Values.

Compare to one of the alterable values - É a única condição relacionada de fato aos Alterable Values no menu Alterable Values hehe. Bem, ela compara o valor de um Alterable Value. Ainda que seja só uma, tem tudo o que você vai precisar. Em Choose Value, você seleciona a variável que se quer comparar. Em Choose comparison method, você seleciona o que quer comparar. Exemplo: A variável está IGUAL ao valor tal? Ou então, A variável está DIFERENTE ao valor tal? As opções são: Equal (Igual), Different (Diferente), Lower or equal (Menor ou igual), Lower (Menor), Greater or equal (Maior ou igual) e Greater (Maior). E em Enter expression é a expressão a qual a variável será comparada. Ela não precisa ser necessariamente um número: pode ser também uma expressão, o valor de algum outro objeto. Então, depois de mexer em tudo, aqui vai um exemplo: se em Choose Value, coloco o Alterable Value E, em Choose comparison method, coloco menor e em Enter expression coloco 10, a condição será a seguinte: Se o Alterable Value E for menor do que 10... e então, a ação.

Ações:
As ações relacionadas a Alterable Values se encontram no menu Alterable Values do Active Object que contém as variáveis.

Set - Define o valor de uma variável para um valor de sua escolha.
Add to - Adiciona um determinado valor a uma variável.
Subtract from - Subtrai um determinado valor de uma variável.
Spread value - Hehe, até hoje não entendi o que seria essa função. Matheus, Ails, vários já me explicaram, mas cadê que eu entendi? Desculpem x.x. Quando descobrir, coloco aqui.

E é isso! Essas são as condições e ações de Alterable Values!

Global Values
As condições e ações são realmente bem parecidas com a dos Alterable Values. Mas vamos lá.

Condições:
Para ver as condições relacionadas aos Global Values, dê um duplo clique sobre o "objeto" Special (dois computadores).

Compare to a global value - Compara o valor de um Global Value. A estrutura é idêntica a dos Alterable Values (fora o fato de serem Global Values, não Alterable Values), por isso, não irei explicar.

Ações:
As ações relacionadas a Global Values se encontram no menu "Change a global value" do objeto Special.

Set - Define o valor de uma variável global para um valor de sua escolha.
Add to - Adiciona um valor a uma variável global
Subtract from - Subtrai um valor de uma variável global

E pronto! Essas são as condições e ações de Global Values! Agora é só usar seu cérebro e combiná-las com outras ações e condições, fazendo coisas maneiras no MMF2!
Falow o/