Alterable Strings e Global Strings



Introdução
Alterable Strings são uma espécie de variáveis internas de um Active Object que armazenam textos, e não valores. O uso é bem parecido com o dos Alterable Values, só tendo essa diferença. Eu posso, por exemplo, criar uma placa, e, nela, mandar exibir o texto de uma de suas Alterable String. Então, dependendo do que eu fizesse, o texto da placa (ou seja, da Alterable String) mudaria: se o número de moedas for 0, a placa exibiria o texto Noob. Já se o número de moedas fosse maior que 0, a placa exibir o texto Não-Noob. Diferentemente dos Alterable Values que 26 são nomeados, apenas 10 Alterable Strings são nomeadas. As outras variáveis de texto são representadas com números, da mesma forma que os Alterable Values.

Global Strings estão para Alterable Strings assim como Global Values estão para Alterable Values. Global Strings nada mais são do que variáveis de texto globais, que valem para a aplicação inteira. Quanto à nomenclatura, é a mesma coisa dos Alterable Strings, exceto pelo fato de que 26 são nomeadas, e não apenas 10. Fácil, não é?

Bem, na verdade, eu não consigo imaginar um uso realmente útil para esses dois recursos. Mas como eles existem, irei explicá-los.

Alterable Strings
Então, como já expliquei, Alterable Strings são variáveis de texto. Agora, vamos aprender a utilizar as condições e eventos desse recurso.

Condições:
Para ver as condições relacionadas à esse recurso, dê um duplo clique sobre o Active Object que contém as variáveis de texto e vá no menu Alterable Values.

Compare to one of the alterable strings - Essa condição compara o valor de uma variável de texto. Como aqui não são valores, mas sim textos, a coisa muda um pouco. Em Choose Value, você ainda escolhe a variável a ser comparada. Já em Choose comparison method, a coisa muda um pouco. Aqui, Equal (Igual) significa se o texto da variável for igual à expressão que será comparada a ela. Exemplo: Se o texto da Alterable String A for igual a qualquercoisa... puff, acontece algo. Different (Diferente), é o contrário: significa se o texto da variável for diferente da expressão que será comparada a ela. Ou seja... Se o texto da Alterable String A não for qualquercoisa, for outro (como outracoisa ou qualqueroutracoisa, por exemplo), algo irá acontecer. Até aí, nenhum mistério né? Mas OK. Agora que as coisas começam a mudar. O Lower or equal (Menor ou igual) já se refere ao número de caracteres da expressão que será comparada, no caso, se o número de caracteres for menor. Por exemplo: se o número de caracteres do texto da Alterable String A for menor ou igual ao número de caracteres da expressão... algo vai acontecer. Lower (Menor), quase a mesma coisa, só que, nesse caso, igual não entra, só se o número de caracteres da variável de texto for menor que o da expressão mesmo. E Greater or equal (Maior ou igual) seria justamente o contrário da Lower or equal, isto é, se o número de caracteres do texto da variável for MAIOR ou igual ao da expressão. E Greater, também quase a mesma coisa, só que não contando com o mesmo número de caracteres, ou seja, só se o número de caracteres da variável de texto for maior do que o da expressão, igual não conta. E por fim, em Enter Expression é onde fica a expressão a qual a variável será comparada. Caso seja um texto fixo (como qualquercoisa, por exemplo), deve ficar entre aspas. Já se for "pegar" essa expressão de algum objeto (como uma EditBox), você pode, e deve, não utilizar as aspas.

Ações:
As ações relacionadas a Alterable Strings se encontram no menu Alterable Strings (duh?) do Active Object que contém as variáveis de texto.

Set - Define o texto da variável para um de sua escolha. Usuários com certa experiência no MMF2 podem transformar isso até mesmo numa espécie de "Add" ou "Subtract" de textos. Mas não se preocupe com isso agora.

E essas são as condições e ações das Alterable Strings.

Global Strings
Global Strings, como expliquei no início da matéria, são variáveis de texto globais, isto é, que servem para toda a aplicação. Agora, vamos ver como utilizá-las.

Condições:
Para acessar as condições relacionadas a Global Strings, dê um duplo clique sobre o "objeto" Special (dois computadores).

Compare to a global string - A mesma coisa do Compare to one of alterable value, só que para variáveis de texto globais.

Ações:
As ações relacionadas a Global Strings se encontram nas ações do "objeto" Special (dois computadores)

Set global string - Define o texto de uma variável global para um de sua escolha. Assim como a dos Alterable Strings, com certa experiência é possível fazer uma espécie de "Add" ou "Subtract" através do Set.

Bom povo, e é isso!
Espero que tenham entendido!

Falow o/