Behaviors, Qualifiers e Global Events



Introdução:
Hoje, irei ensinar sobre três funções, não digo úteis, mas que agilizam bastante um trabalho: Behaviors, Qualifiers e Global Events.

Behaviors são eventos internos de um Active Object (não apenas Active Objects, mas eles principalmente). Isso aí, os eventos ficam dentro dele! Se, por exemplo, você deletá-lo, os eventos somem juntos... Mas, afinal, em que isso vai ajudar? Vamos supor que você programe um Movimento Personalizado dentro dele... daí, é só ficar copiando ele e os colisores (ou Collision Mask) para o próximo Frame. CLAROOO, ainda estamos começando a usar MMF2, e ainda não sabemos fazer um Movimento Personalizado! Entretanto, mas pra frente, isso vai te ajudar pra caramba! A única desvantagem desse recurso, ao meu ver, é que não podemos ativar ou desativar Grupos de Eventos em um Behavior (coloco no singular porque um mesmo Active Object pode ter vários Behaviors, cada um com seus eventos... isso serve para organização mesmo). Mas nada é perfeito...

Qualifiers são grupos de objetos. Servem para que você não precise repetir um mesmo evento para mil objetos diferentes. Por exemplo... você faz um evento para matar o inimigo pulando na cabeça dele. Em vez de fazer eventos para cada inimigo, você simplesmente põe os inimigos em determinado Qualifier e faz os eventos com esse Qualifier. O único problema dos Qualifiers - e que nem é tão grave - é que eles já existem, e são limitados. O que significa que você não pode criar mil Qualifiers, nem colocar o nome que quiser neles. Você vai ter de se contentar com os que já tem... e colocar os "inimigos" num grupo com um nome nada a ver ("Doors", por exemplo, que singifica "Portas").

Global Events, para finalizar, são eventos que valem para TODOS os Frames, sem exceção. Serve para colocar um evento de, por exemplo, ao apertar ESC, sair do jogo. Preciso explicar mais alguma coisa?

Behaviors:
Para acessar os Behaviors, clique no objeto para ver suas propriedades. Então, vá na aba Events (aquela, com o mesmo símbolo do Event Editor). Você poderá gerenciar seus Behaviors abaixo da palavra azul de mesmo nome na janela das propriedades do objeto.

Dando um duplo-clique sobre o nome do Behavior, você pode renomeá-lo.
Clicando nas reticências de um Behavior X, irá aparecer um botão chamado Edit. Clicando nesse botão, você poderá programar os eventos daquele Behavior.
Clicando no botão New, você pode criar um novo Behavior.

Não se tem muito o que explicar sobre essa função. Sabendo essas 4 coisas, você já sabe tudo sobre ela.



Qualifiers:
Você gerencia os Qualifiers de um objeto numa determinada janela. Para acessá-la, vá novamente na aba Events, nas propriedades do objeto, e clique no espaço em branco ao lado da palavra Qualifier(s). Um botão Edit, então, irá aparecer. Clique nele e a janela se abrirá.


No botão Add, você adiciona um Qualifier ao objeto. Ou seja, você o inclui em um grupo.

(Clicando em OK, você adiciona o Qualifier ao objeto. Clicando em Cancel, você cancela a operação)

No botão Delete, você deleta o Qualifier selecionado. Ou seja, você retira o objeto daquele grupo.
Em OK, você salva as alterações feitas.
Em Cancel, você cancela as alterações feitas.

Note que, quando você adiciona um Qualifier a um objeto, o espaço branco do lado da palavra Qualifier(s) nas propriedades deste objeto, deixa de ser branco, e passa a ter o símbolo dos grupos os quais o objeto participa.

Quando você adiciona um Qualifier a um objeto, esse Qualifier passa a aparecer no Event Editor. Daí, é só programar com ele, em vez de programar mil vezes a mesma coisa para objetos diferentes!

Global Events:
Essa é, com certeza, a parte mais besta da matéria. Como já expliquei, Global Events são eventos que valem para TODOS os frames. Para programar eventos nos Global Events, simplesmente vá nas propriedades da aplicação, entre, novamente, na aba Events, e clique no botão Edit do lado de Global Events. Pronto, você está na tela de programação dos Global Events!


Finalizando:
Bom, como vocês podem ver, são três funções super simples, que vão poupar muita dor de cabeça!
Isso é tudo, pessoal! (Pernalonga)

Flw.