Tutorial Counters

Tutorial Counters

Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory

Sobre o Tutorial:
Fiz esse tutorial para os novatos que estão começando a mecher no Multimedia Fusion 1, no Multimedia Fusion 2, no Express e no The Games Factory. Nesse tutorial vamos aprender o básico sobre os Counters

Introdução:
A tradução de Counter seria Contador. Sendo um Contador, os Counters tem a função de armazenar valores, o que vai ser muuito útil em diversas ocasiões. Tem quase a mesma função de Alterable Values (Valores Alteráveis), mas são bem mais práticos de usar. Não é nada difícil criar um menu apontado por setas ou um Movimento Personalizado com eles. Mas essas coisas, vamos deixar mais pra frente, antes de mais nada, temos que saber o básico ^^

Como os uso?
Dê um duplo clique sobre uma área em branco no Frame Editor para inserir um novo objeto. Então, procure o item Counter, selecione-o e clique em Ok.

Aparência:
O Counter pode aparecer de 6 formas diferentes em um jogo. (Hidden, Numbers, Vertical Bar, Horizontal Bar, Animation e Text). Agora vamos saber como o counter fica em cada uma delas...

Hidden: Faz o Counter não aparecer no jogo
Numbers: Exibe o Counter em forma de números que PODEM ser editados
Vertical Bar: Exibe o Counter em forma de uma barra vertical com Degradê. Bem, se selecionar nas duas cores a mesma cor, não será mais um Degradê, né...
Horizontal Bar: A mesma coisa que a Vertical Bar, porém a barra não é vertical, mas sim horizontal
Animation: Faz o Counter aparecer no jogo em forma de uma animação
Text: Faz o Counter aparecer em forma de texto. É a mesma coisa que o Numbers, porém não é possível editar os números nessa opção

Valores:
O Counter tem três valores: Initial Value (Valor Inicial), Minimum Value (Valor Mínimo) e Maximum Value (Valor Máximo). Esses valores podem ser editados nas propriedades do Counter.

Enquanto isso, no Event Editor:
Enquanto o Counter tem todas essas funções no FRAME EDITOR, ele é ainda MAIS importante no Event Editor. A partir de agora, conheceremos todas as funções dos Counters. Claro, apenas as funções EXCLUSIVAS. Porque se formos botar aqui também o que fazem as colisões, etc, que tem em qualquer objeto, vamos perder muito tempo sem motivo nenhum, já que esse tutorial não é destinado a isso

Condições:
Text > Is font bold? - Se a fonte estiver em Negrito...
Text > Is font italic? - Se a fonte estiver em Itálico
Text > Is font underlined? - Se a fonte estiver sublinhada...
Text > Is font strikeout? - Se a fonte estiver riscada...
Compare the counter to a value... - Compara o valor do Counter a outro valor. Por exemplo, se o valor do Counter for maior que 0, vai acontecer isso, isso e isso. Equal, seria igual; Different, diferente. Lower or equal, menor ou igual. Lower, apenas menor. Greater or equal, seria maior ou igual. E, Greater, por fim, seria apenas maior.

Ações:
P.S.: Aonde tiver (?) significa que é você que escolhe ^^

Text > Set font name - ...a fonte faz escrever a expressão (?)
Text > Set font size - ...o tamanho da fonte irá mudar para (?)
Text > Set bold - ...o texto ficará em Negrito
Text > Set italic - ...o texto ficará em Itálico
Text > Set underlined - ...o texto ficará sublinhado
Text > Set strikeout - ...o texto ficará riscado
Text > Set text color - ...a cor do texto irá mudar para (?)
Set Counter - ...o counter vai mudar de valor para (?)
Add to Counter - ...vai adicionar (?) ao Counter
Subtract from Counter - ...vai subtrair (?) do Counter
Set minimum value - ...o valor mínimo do Counter vai mudar para (?)
Set maximum value - ...o valor máximo do Counter vai mudar para (?)

Possibilidades:
Com criatividade e experiência é possível fazer coisas fantásticas com Counters. Sistemas de dinheiro, sistema de níveis, sistema de precisar da chave para abrir a porta, e muito mais! Para ter uma idéia, um tiro carregado que nem o do Megaman X, pode ser feito com Counters.

Esse tutorial tem a finalidade de te ensinar só o básico. Mas os Counters se tornam realmente poderosos quando são combinados com outras condições em um evento. Um Counter por si só, talvez não tenha tanta utilidade (mas tem, exemplos são barras de Life e de Mana, e Tempo). Mas graças a eles, podemos criar até mesmo (com muito esforço) um jogo isométrico!

Alterable Values em vários casos substituem os Counters; mas sinceramente, acho os Counters BEM mais práticos. Isso porque você tem uma noção do que está acontecendo e você pode estipular um valor máximo sem nenhuma condição, assim poupando eventos e dores de cabeça.

Finalizando:
Bem galerinha, aqui eu acabo esse tutorial sobre Counters. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Abraços!