Comparando dois valores



Yahoooooo galera! Hoje vou ensinar a vocês a usar uma função super maneirinha que o nosso amigo raphael_kox me ensinou =D. Recomendo antes de ler esta matéria, ler a matéria RECEBENDO VALORES. Lá na BRMaker, postei a seguinte dúvida:

"Como faço para, se o texto da EditBox for X, sendo X o valor do texto, mudar a String para Y, sendo Y o valor da String? Mudar o valor da String, eu sei que dá, quanto a EditBox, não sei."

Não entendeu? Mais ou menos assim:
Se o texto da EditBox for "Olá como vai?" > Mudar o texto da String para "Vou bem, e você?"

Então, duas almas caridosas (o raphael_kox e o Ricardo Henrique), me ajudaram. Agradeço muito aos dois. Mas hoje, venho lhes mostrar o método do raphael_kox, por ser o mais simples...

A solução do meu problema foi a condição "Compare two general values", que está na classe "Special" (o que tem o íconezinho de um computador). Vamos ver como funciona.

No Campo de Cima, eu coloco o valor o qual quero comparar, no caso, a EditBox. Para escolher tal valor, eu clico no campo deixando-o selecionado, e pressiono o botão Retrieve data from an object. Daí, é só escolher o que eu quero carregar!

Já no Campo de Baixo, eu coloco o valor a ser comparado. Pode ser tanto o valor de outro objeto (que eu carregaria, novamente selecionando o campo e pressionando no botão Retrieve data from an object), ou um valor fixo.

Ou seja, se no campo de cima eu carregasse o valor atual de um Counter, e no de baixo, colocasse 0, a ação ocorreria se o valor do Counter fosse 0. Claro, isso é totalmente desnecessário, já que os Counters já vem com uma função como essa. Todavia, coloquem nas suas cabeças que nem todos os objetos têm uma função assim. Esse é o caso da EditBox, o que finalmente nos leva ao meu problema inicial!

No campo de cima, eu coloquei o valor da EditBox. E no de baixo, o texto Olá como vai? (textos devem ser colocados entre aspas no Multimedia Fusion). Ou seja, se o texto da EditBox for igual a Olá como vai?, a ação acontecerá! Que, no caso, seria mudar o texto da String para "Vou bem, e você?".


(Clique para ampliar)

Pois é, é quase a mesma coisa que "receber valores"... mas em vez de receber, ele compara dois valores. Até que é simples não? E o mais legal, é que os valores não precisam apenas ser iguais! Assim:
• Se você quiser que a ação ocorra caso eles sejam iguais, deixe em "Equal";
• Se quiser que ocorra caso eles sejam diferentes, mude de "Equal" para "Different";
• Se quiser que ocorra caso o valor o qual se quer comparar seja menor ou igual do que o ao ser comparado, mude de "Equal" para "Lower or equal";
• Se quiser que ocorra caso o valor o qual se quer comparar seja menor do que o ao ser comparado, mude de "Equal" para "Lower";
• Se quiser que ocorra caso o valor o qual se quer comparar seja maior ou igual do que o ao ser comparado, mude de "Equal" para "Greater or equal";
• Se quiser que ocorra caso o valor o qual se quer comparar seja maior do que o ao ser comparado, mude de "Equal" para "Greater".

Para textos, isso funciona de forma um pouco diferente, mas...
Enfim, boa diversão!