Lógica de Programação

Introdução:
Parecia-me um grande erro começar este curso falando de outra coisa senão Lógica de Programação. Conhecida, em alguns casos, como Algorítimo, é a base para a criação de qualquer software ou jogo, seja em MMF2, Java, Flash ou C/C++. O nosso objetivo utilizando tais programas é dar vida a esse Algorítimo. Aplicá-lo no software, para que este cumpra o que promete.

A Lógica:
Serei breve aqui. Utilizarei para explicar Lógica de Programação com uma situação do nosso cotidiano. Percebam: se quiséssemos fazer um jogo com uma situação assim, precisariamos reproduzir essa lógica no software.



O esquema acima representa uma situação e as possíveis formas de tal situação terminar. O que você vai fazer ao desenvolver um jogo é criar uma situação como essa e os rumos que ela pode tomar.

Outro exemplo. Super Mario é um clássico no mundo dos jogos. Provavelmente muitos dos que estão lendo isso agora já o jogaram e sabem como o jogo funciona. No que diz respeito a como enfrentar os inimigos no jogo, é mais ou menos o seguinte:

Mário encontra um inimigo...
> Vai tentar enfrentá-lo?
> Sim
>> Colide com ele
>>> Pulou em cima dele?
>>>> Sim
>>>> Inimigo morre
>>>> Não
>>>> Mario morre
> Não
>> Passa por ele correndo

Vê? Se o jogador decide enfrentar o inimigo, ele deve pular em cima deste para matá-lo. Se o inimigo e o Mario colidirem enquanto Mario estiver no chão, quem morre é o Mario. Mas se Mario pular na cabeça do inimigo, é o inimigo quem morre. Aí está um Algorítimo usado diretamente em jogos.

Concluindo:
Bem, é só isso. Você só precisa ter noção de que é você quem cria o universo dentro do seu jogo/software. No começo, você pouco utilizará Algorítimo; será algo muito mecânico: apenas colocar os personagens e obstáculos na tela e fazer eles se mexerem. Porém, para criar coisas mais complexas futuramente, você terá que criar manualmente esse conjunto de possibilidades em uma situação.

Mas não se preocupe com isso agora. Com o tempo você desenvolverá sua lógica e vai poder fazer o que quiser. É por isso que nas próximas aulas, focarei em ensiná-los as principais funções do programa.

Flw.