Condições de Tempo

Condições de Tempo
por Eskyz

Introdução:
Limite de tempo deixa o jogo mais desafiante e logo, mais divertido. E lógico que o nosso querido Multimedia Fusion 2 dá suporte a essa função. Hoje em dia, vários jogos não tem mais um limite de tempo. Eu sempre gostei desse fator, e com essa matéria, vocês vão aprender não só a fazê-lo, como também vão aprender várias funções extremamente úteis do Multimedia Fusion 2 relacionadas a tempo, e entre elas, dou destaque a função Every, que vamos entender logo logo.

Matéria:
Dessa vez, vamos diretos aos eventos. Essa matéria tem a finalidade de te mostrar Condições de Tempo, que só aparecem no Event Editor. Logo, não temos nada a fazer no Frame Editor.

Ações:
As Condições de Tempo, só tem uma ação: Set timer. Ela serve para mudar o tempo decorrido do jogo. Eu considero inútil, mas tenho que explicar. Hmm... vamos supor que você põe pra quando pressionar Enter, mudar o tempo decorrido para 1 hora e 20 minutos com a Set timer. Então, é isso mesmo. Quando pressionar Enter, vai mudar o tempo decorrido para 1 hora e 20 minutos. Não tem muito o que explicar.

Condições:
Essa é a parte mais importante das Condições de Tempo. Clique em New condition e dê um duplo clique sobre o ícone do relógio (The Timer). Vão aparecer as seguintes condições:



Every - Essa função é A Cada. Por exemplo: A cada 1 segundo, fazer coisa tal... na minha opinião, é a mais importante de todas as Condições de Tempo. Você vai se pegar usando ela várias vezes quando já estiver em um nível mais alto, seja pra inútiliários, Movimento Personalizado, enfim... Quer um exemplo? Enquanto estiver pressionando Enter, a cada um segundo, vai adicionar 1 ao Counter. Olha, se você não tivesse colocado o Every, ele ia adicionar números ao Counter feito um adoidado. Mas, como você usou o Every para limitar o tempo, ele só vai adicionar a cada um segundo enquanto Enter estiver sendo pressionado.
Is the timer equal to a certain value? - Essa condição faz com que algo aconteça assim que um determinado período de tempo escolhido por você tenha se passado desde o início do Frame. Eu não uso muito ela, e infelizmente, nunca consegui combiná-la com outras condições sem bugar, mas em algumas ocasiões, ela quebra mesmo o galho.
Is the timer less than a certain value? - É quase a mesma coisa da anterior, só que, ela não faz a ação assim que se passa um determinado período de tempo, e sim se o tempo decorrido for menor que o que você determinar.
Is the timer greater than a certain value? - O contrário da condição anterior. Ela executa a ação se o tempo decorrido for maior que o que você determinou.
User has left the computer for... - Nunca entendi direito para que servia. Mas segundo o meu amigo Thommaz (valeu Thommaz!), ela é algo como: Deixou de usar o computador por (?). Não tenho certeza, mas PARECE que é isso...

Aplicando o que aprendemos:
Agora, vamos usar essas condições em um jogo. Agora sim, vamos usar o Frame Editor. Dê um duplo clique sobre uma área em branco e adicione um Counter. Coloque o Valor Mínimo 0, o Valor Máximo 30 e o Valor Inicial 30 também. Ele vai ser o nosso "tempo".

Agora vamos ao Event Editor. Adicione uma Every, e coloque a cada 1 segundo. Vá nas ações do Counter e coloque Subtract from Counter 1. Vai ficar assim

Every 01"-00
Subtract 1 from Counter

Agora, vamos colocar para se o Counter for igual a 0, reiniciar o Frame! Se você já leu a matéria sobre Counters e a Introdução ao Multimedia Fusion 2, vai saber fazer isso =P

Counter = 0
Restart frame

Pronto! Acabamos de criar um limite de tempo!

Finalizando:
O que eu ensinei aqui, foi o básico. Todas as condições, principalmente a Every, tem inúmeras funções que vão facilitar muito sua vida. O Every é utilizado em incontáveis ocasiões, inclusive no Movimento Personalizado. O negócio é saber utilizar as condições corretamente, mas isso depende do bom senso de cada um.

Falow o/