Editando as imagens no MMF




Clique duas vezes no objeto que você quer editar para abrir o Picture Editor (o editor de imagens do MMF2, parecido com o "Paint" do Windows). Ele contém todas as ferramentas necessárias para desenhar, importar e editar as imagens.

Quando for importar uma imagem, preste atenção na cor que está definida como "transparente", normalmente deve ser a cor ao redor da imagem que você quer importar (use o botão "Pick" para escolher a cor transparente diretamente da imagem). Se não quiser usar uma cor transparente selecione uma cor que não aparece na imagem para ser a transparente.

Para importar apenas uma parte da imagem marque "Import selection" e use o botão "Select". Depois use o ícone do quadrado cercado por setas para ajustar o tamanho da imagem.

Para importar todas as animações de um spritesheet você pode marcar a opção "Box Mode" e "Import as Animation". Mas para que essa opção funcione, cada imagem que você for importar precisa estar dentro de um retângulo de uma cor diferente da cor de fundo da imagem. Quase nunca dá certo comigo, e eu acabo importando as animações uma por uma mesmo...

Animation selector

Um objeto ativo pode ter diversas animações. As animações "padrão" são:
- Stopped (parado)
- Walking (andando)
- Running (correndo)
- Appearing (quando o objeto é criado)
- Disappearing (quando o objeto é destruido)
- Bouncing (quando o objeto colide em um obstáculo)
- Shooting (quando o evento shoot object é programado)
- Jumping (pulando)
- Falling (caindo)
- Climbing (subindo escadas)
- Crouch down (abaixando)
- Stand up (levantando)
Você também pode definir animações personalizadas.

Direction selector

Fica a direta do Animator selector. Para escolher o número de direções (4, 8, 16 ou 32) use a barra localizada abaixo do seletor. Clicando com o botão direito nos quadrados do seletor você pode recortar, copiar, colar, deletar, criar as animações em todas as direções e inverter horizontal e verticalmente as imagens. Na aba "Direction options" você define a velocidade mínima e máxima da animação e se ela vai repetir contínuamente (loop). Na aba "Frames", clicando com o botão direito, você pode inserir (clonar) novos frames, além de utilizar as demais opções de edição (recortar, copiar, etc).

Diferença entre o Hot spot e o Action spot:

- O Hot spot (o ícone do olho) é o ponto da imagem que corresponde as coordenadas X e Y do objeto (no centro, no topo da imagem, etc.), importante quando você estiver trabalhando com a posição do objeto no frame.

- O Action point (o ícone da estrela) é o ponto da imagem de onde a ação acontece (por exemplo, quando você escolhe "Shoot an object" no Event editor, o projétil é criado a partir dessa posição).

Se estiver editando uma animação, você pode mover o Hot spot e o Action spot de todas as imagens segurando a tecla ALT enquanto clica neles.

Bom, é isso!