Negando Condições

Negando Condições
por Eskyz

Introdução:
Às vezes, nós precisamos que uma condição faça o oposto da sua função. Como por exemplo: se o personagem não estiver sobrepondo um obstáculo, ele vai perder HP. Para fazer isso, são necessários apenas dois cliques. Isso mesmo, dois cliques! Mas como não podia deixar de ser, vou enrolar pra caramba a matéria pra ver se realmente entra na cabeça de vocês.

Matéria:
Adicione normalmente a condição a ser negada. No caso seria ("Active") is overlapping a backdrop. Então, adicione a ação que seria Subtract 1 from Counter. Vai ficar assim:

("Active") is overlapping a backdrop
Subtract 1 from Counter

O Counter representa o HP. Ok, mas nós não queremos que ele perca HP enquanto sobrepõe um obstáculo, e sim enquanto não sobrepõe. Então, simplesmente clique com o botão direito do mouse sobre a condição a ser negada e escolha a opção Negate.


Negando a condição


Condição negada

Pronto, condição negada. Ficou assim:

X ("Active") is overlapping a backdrop
Subtract 1 from Counter

Só que não são todas as condições podem ser negadas! As que podem ser negadas são as que permanecem acontencedo, como a "Enquanto estiver pressionando tecla tal", ou "Enquanto estiver sobrepondo um obstáculo". Condições que acontecem uma vez e pronto, como a "Colidiu com um obstáculo" ou a "Pressionou tecla tal", não podem ser negadas.

Ah, sim, para desnegar uma condição, é a mesma coisa que negar, só que enquanto ela já estiver negada.

Outro exercício:
Agora vamos fazer outro exercício só pra fixar mesmo. Adicione um Counter na tela, e no Event Editor, coloque:

X Repeat While ("Player 1") Moved top
Add 1 to Counter

Ou seja, enquanto o jogador não estiver pressionando a tecla para cima, vai adicionar um ao Counter.

Finalizando:
Saber negar condições é tão importante quando saber combiná-las. Você vai usar muuuito essa função futuramente, pode ter certeza. Foi difícil encontrar exemplos realmente bons aqui porque vocês ainda estão começando. Se não entendeu você é um bocó recomendo que leia novamente e tente até conseguir.

Se for copiar, valorize meu trabalho e coloque os créditos!
Falow o/