Entendendo os Relevos no Mode7ex

Para começarmos, faça um mapa do jeito que você quiser. Eu to usando o mesmo do meu primeiro tutorial sobre Mode7ex. Essa imagem aqui:


(Clique para ampliar)

Agora para fazer o relevo você precisa de uma imagem com o fundo totalmente coberto com a cor 0,0,0. Ou seja, preto total.

Agora, onde você quer que tenha o relevo, você adciona mais valores a cor. Exemplo:

Eu quero que entre X=30, Y=40 e X=60, Y=50 tenha um quadrado de 5pixels de relevo.

Então você muda a cor para 5,5,5. Lembre-se, 5 pixels é quase nada.

Então para esse mapa aí eu fiz esses relevos:


(Clique para ampliar)

É quase impercepitivel aos olhos mas a estrada está com relevo de 0pixels (0,0,0), a parte verde está com 8pixels (8,8,8), a água está com 0pixels (0,0,0) e as montanhas estão indo de 8px a 120px.

É claro que esses valores de 5 e 8 não são concretos. Tudo depende de quanto você deixar nas configurações do Mode7ex (lá em Thickness). Se eu não me engano, o valor pra deixar em pixels seria 1000. Eu acho! Não vai dizer: O Matheus disse que é mas na verdade não é, então ele ta errado e vamos matar ele. NÃÃÃÃOOOO... Eu só estou dizendo que ACHO que é isso.

Bom, a explicação de como funciona o relevo do Mode7ex fica por aqui.
Até mais galera...

Essa matéria foi feita pelo nosso Administrador Matheus290. Eu apenas postei.