Prioridades de um Objeto

Introdução:
Assim como em um editor de imagens, os objetos no MMF2 tem uma prioridade: alguns ficam na frente, outros atrás... e nesse tutorial, vamos aprender a mudar essas prioridades, e algumas coisas que não podem ser mudadas. Assim como qualquer editor de imagens decente, o MMF2 tem uma Layer Toolbar (Janela de Camadas), que organiza os objetos em diferentes camadas, mas, infelizmente, essa ferramenta no Multimedia Fusion 2 é um pouco defeituosa.

Prioridades padrões:
Antes que possamos aprender a como mudar a prioridade dos objetos, ponham uma coisa na cabeça: muda-se mais a prioridade de objetos de um mesmo tipo (Active Objects, Backdrops, etc). Isso porque no MMF2, os objetos tem diferentes níveis de importância. Alguns objetos sempre ficam na frente de outros no MMF2 (alguns podem quebrar essa regra se forem colocados em uma layer, camada, superior). Alguns exemplos:

Active Objects sempre ficam na frente de Backdrops em uma mesma camada;
Active Objects sempre ficam na frente de Strings, não importando a camada;
VideoPro, DirectShow e SubApplication sempre ficam na frente de tudo, não importando a camada.

Esses são alguns exemplos de que me recordo agora. Com certeza, existem mais, muito mais. Mas isso você aprende com experiência, mechendo, testando, na marra. Foi assim que aprendi, e espero que você também o faça.

Mudando prioridades:
Existem quatro opções para você mudar a prioridade de um objeto em determinada camada. São elas: To Front, To Back, Forward One e Backward One. Elas podem ser acessadas quando se clica com o botão direito do mouse sobre o objeto em questão e entra-se no SubMenu "Order". Veja as funções de cada uma:

• To Front: Move o objeto para a frente de todos os outros objetos de mesmo valor da camada. Quando usa-se isso em um Active Object, por exemplo, ele irá ficar na frente de todos os Active Objects. E quando usa-se em um Backdrop, ele ficará na frente de todos os Backdrops, mas não ficará na frente dos Active Objects, pois estes, tem um valor maior que o dele.


• To Back: Move o objeto para trás de todos os outros objetos de mesmo valor da camada. Quase a mesma coisa do anterior, mas considere que, desta vez, se usássemos isso em um Active Object, esse Active Object iria para trás dos outros Active Objects, mas não iria para trás de Backdrops, pois o valor dos Backdrops é inferior ao dele, e ele nunca poderá ficar atrás de um Backdrop na mesma camada.


• Forward One: Faz o objeto subir um nível na lista de prioridade. Mas só um, ou seja, ele não ficará na frente de todos os objetos, mas apenas na frente do que logo em seguida ficava na frente dele na lista, o que estava um nível acima. Se existem três Active Objects, Active 1, Active 2 e Active 3, sendo que o Active 1 está lá atrás, o Active 2 na frente do Active 1 e atrás do Active 3, e o Active 3 na frente de todos, se eu uso Forward One no Active 1, ele ficará na frente do Active 2, mas não do Active 3.




• Backward One: Faz o objeto descer um nível na lista de prioridade. Ele não ficará atrás de todos os outros de mesmo valor, como o To Back, apenas atrás do objeto que estava um nível antes na lista de prioridade. Se existem três Active Objects, Active 1, Active 2 e Active 3, sendo que o Active 1 está atrás de todos, o Active 2 na frente do Active 1 e atrás do Active 3, e o Active 3 na frente de todos, e eu uso Backward One no Active 3, ele ficará atrás do Active 2, mas continuará na frente do Active 1.




Layer Toolbar:
Indo em "View > Toolbars > Layer Toolbar" ou simplesmente apertando CTRL+K, o MMF2 abre uma janela chamada Layer Toolbar. A Layer Toolbar é onde você poderá organizar as camadas do Frame, determinar o que fica acima de quem, mesmo que tenha valor inferior (claro, existem exceções, como as Strings, que não importa em que camada estejam, sempre ficam atrás de Active Objects). Quem meche em programas de edição de imagens entende o que estou falando. Em cada camada você pode colocar determinados objetos, e quanto mais acima a camada estiver, maior é sua prioridade. Se você colocar um Backdrop na Camada 2, sendo que está está em cima da Camada 1, ainda que seja um Backdrop, ele ficará acima dos Active Objects. Veja:


Manipulando prioridades via eventos:
Apesar de não terem condições de prioridade, existem eventos, ações. Podem ser acessadas no SubMenu "Order", quando se vai escolher uma ação de um Active Object para determinada condição. Os eventos são:

• Bring to front: Equivale ao To Front, só que por eventos.
• Brint to back: Equivale ao To Back, só que por eventos.
• Move behind object: Faz ficar atrás de determinado objeto.
• Move in front of object: Faz ficar na frente de determinado objeto.
• Move to layer: Muda para determinada layer (camada).

Finalizando:
Beleza, enrolei demais só pra ensinar a mudar a posição de objetos, mas acho que, pelo menos, agora vocês sabem fazer isso xD. Continuem lendo as matérias certinho :D.

Flw.